30 de out de 2012

Celíacas e os anticoncepcionais orais


Quando participei do programa Brasil das Gerais, não deu tempo de falar, mas ainda bem que tem o blog!
Antes de ser diagnosticada com doença celíaca, engravidei tomando anticoncepcional. Isso aconteceu porque a doença celíaca causa redução das vilosidades do intestino, e como consequência a má absorção de tudo que ingerimos.
Com as vilosidades danificadas, mesmo tomando o contraceptivo corretamente, ele não é absorvido, e seu efeito se torna reduzido ou inexistente. Além disso, há também as crises gastrointestinais que afetam a eficiência do remédio.
Por isso, se você é celíaca diagnosticada a pouco tempo ou se ainda não faz a dieta sem glúten de forma correta, atenção o anticoncepcional oral não é indicado.
Se você é celíaca, e está com as vilosidades normais, faz a dieta corretamente, ainda assim pode correr risco ao usar o anticoncepcional oral, porque caso aconteça uma contaminação por glúten, e você tenha uma crise gastrointestinal, a própria bula do contraceptivo alerta que o remédio pode não ter o efeito esperado.
Então, seja qual for o seu caso, procure seu médico, informe sobre a doença celíaca e escolha um método mais adequado para a sua atual condição.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.