7 de jan. de 2013

Como começar a dieta sem glúten ou sem lactose?


Tenho uma amiga que a filha adolescente precisa excluir da dieta o leite de vaca, e ela me pediu ajuda com o cardápio e também orientações de como lidar com a situação. 
Como são muitos cuidados e dicas, farei uma série de posts, na tentativa de ajudar a ela e outras famílias na mesma situação.
O sucesso da dieta depende de aceitar que a mudança é inevitável e necessária.
Mas não esqueça, procure sempre um nutricionista, esse profissional é quem melhor pode ajudar a planejar um bom cardápio.

Iniciando a dieta de exclusão

Se quem vai fazer a dieta é uma criança será preciso explicar de forma simples e objetiva o por quê da dieta, quais os alimentos proibidos, o que pode acontecer se ela comer o que não pode e principalmente o que fazer se isso acontecer.
Mesmo com crianças pequenas, dê somente as informações necessárias, básicas, utilizando a linguagem apropriada para a idade, dessa forma será possível a criança compreender. É importante não assustar ou ameaçar a criança.
Criar um elo de confiança ajuda com que a criança conte, sem medo, se acidentalmente ou de caso pensado, comeu algo proibido.
Agora, independente se quem vai fazer a dieta é um adulto ou uma criança, o indivíduo e a família precisam entender a importância da dieta e dos cuidados ao manipular os alimentos e utensílios, disso depende o bem estar daquela pessoa.

Pesquise e faça compras

Antes de iniciar a dieta pesquise quais os produtos adequados, quais as marcas confiáveis e planeje o cardápio.
Falta de comida segura pode levar a pessoa a sair da dieta, seja prevenido sempre!
Não faça uma dieta "mais ou menos", para crianças isso pode ser extremamente confuso. Além de não alcançar o efeito esperado, aumenta o sofrimento e a ansiedade.

Dica
Aqui no blog Quitanda sem glúten temos outros textos e receitas que podem ajudar nesse momento de transição.

Próximo post da série "Como começar a dieta sem glúten e sem leite":
A palavra convence, mas o exemplo arrasta

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.