31 de jul. de 2014

Conhecendo o método Padovan

Post de blog não é livro, eu sei. Porém este aqui é dedicado a três pessoas especiais.
A primeira vez que ouvi sobre o método Padovan, foi com a Dra. Gizelle, ótima pediatra, que olhou para os meus filhos com atenção e carinho. 
Foi através das indicações dela que conheci a história da criadora do método, Beatriz Padovan, e me encantei!
E finalmente conheci a Regina, fonoaudióloga super dedicada e que se tornou uma amiga querida.
Esse post é uma forma de agradecer e também de divulgar um método que pode ajudar muitas pessoas.



Nossa experiência com o método Padovan

Antes de conhecer o método Padovan, levei meu filho a uma fonoaudióloga tradicional, e já de cara, na avaliação, me questionei se aquilo realmente funcionaria.
Após três sessões e exercícios em casa, tinha certeza que aquele não era o melhor caminho para o meu filho.
Eu sabia que faltava alguma coisa, algo que fosse além da repetição de palavras e jogos.
Eu sentia que essas ações trabalhavam as consequências ou sintomas, mas não chegavam nem perto do problema real, da causa.
A pediatra já havia me falado do método Padovan, e resolvi pesquisar para entender como funcionava.
Primeiro li sobre a criadora do método, Beatriz Padovan.
Em 1964, Beatriz, então pedagoga Waldorf, descobriu que alguns de seus alunos apresentavam dislexia.
A pedagoga resolveu voltar à faculdade, e iniciou o curso de Fonoaudiologia na Escola Paulista de Medicina para tentar ajudar seus pequenos alunos.
Infelizmente, as respostas que ela tanto desejava não estavam lá. Beatriz então direcionou suas pesquisas para o estudo antroposófico, e enfim criou o método que leva o seu nome.
Adorei a história da criação, o olhar sensível e cuidadoso da Beatriz Padovan com os seus alunos me cativou.
O método Padovan consiste em refazer as fases do desenvolvimento neurológico, habilitando e reabilitando o sistema nervoso. 
Pensei: "É claro!!". 
A forma como o método funciona para mim é lógico e óbvio. 
Faz todo sentido. Esse método só pode funcionar mesmo!
Procuramos a fonoaudióloga com formação Padovan, e enfim eu e o meu marido ouvimos uma avaliação que estava de acordo com o que observávamos.
Descobrimos que dificuldades de coordenação, podem influenciar no desenvolvimento da fala.
Neste método também fazemos exercícios em casa, mas são tarefas que fazem sentido, que estão dentro de uma lógica e um contexto. Conseguimos entender o por quê daquele exercício.
Com trabalho e dedicação, em alguns meses observamos progressos incríveis na coordenação, e consequentemente na fala.
Por isso, se você sente insegurança na terapia que você ou seu filho fazem, pesquise, se informe. Muitas vezes, existem outras opções.
Cada indivíduo é único, e por isso nem sempre todos se adequam aos métodos ditos tradicionais, as vezes é preciso ir além, e descobrir novos caminhos.

Para conhecer mais sobre o método Padovan acesse o site Método Padovan.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.