22 de out. de 2015

Kibe de quinoa, assado e sem glúten


Nunca havia tentado fazer kibe sem glúten, aqui em casa eu e meu marido não somos fãs de kibe, e meus filhos nem sabiam que isso existia...
Mas agora os meninos almoçam de vez em quando na escola, e eu tento seguir o cardápio.
E um dia era dia de kibe, e lá fui eu procurar alguma receita sem glúten.
Achei várias, com arroz integral, com grão de bico, com quinoa, com lentilha, com canjiquinha...uma infinidade de opções!
Optei por quinoa, pois acredito que esse grão dê a textura mais próxima da versão original, e também porque aqui em casa, todo mundo gosta de quinoa.
Depois de ver tantas receitas, fiz um mix na minha cabeça, e aqui está a minha versão de kibe sem glúten.
É uma receita simples, rápida e muito saborosa. Ainda vou testar uma versão vegana.
Preferi fazer no forno, mas também dá certo fazer no formato tradicional e fritar.
Ótima opção para aniversários!

Ingredientes

1 cebola média
folhas de hortelã e manjericão ( usei só manjericão, pois meus filhos não gostam de hortelã)
sal a gosto
500g de carne moída ( usei patinho por ser uma carne mais magra)
1 xíc. de quinoa cozida
azeite de oliva

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa, veja aqui como fazer.
Coloque a cebola e as folhas de hortelã e manjericão no processador e bata até virar uma pasta.
Em uma vasilha misture a carne moída, a pasta de cebola e ervas e o sal.
Acrescente a quinoa já cozida e fria.
Misture até ficar uma massa homogênea.
Em um refratário de vidro, untado com azeita, espalhe a massa. Deixe com uma altura de aproximadamente 2 dedos.
Depois com um pincel culinário, espalhe azeite de oliva por cima da massa.
Corte em losangos antes de assar.
Leve ao forno pré-aquecido, a 230ºC, por 30 min.
Quando terminar de assar, vai sobrar um pouco de água no refratário.
Tire do forno e espere alguns minutos, a água será absorvida pelo kibe assado, isso fará com que ele fique bem macio. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.