25 de set. de 2012

Para cozinhar sem glúten


Aqui estão dicas para quem vai cozinhar sem glúten, algumas podem parecer óbvias, mas fazem toda a diferença para quem está começando.

1. Não tenha pressa.
    Principalmente se você for iniciante na arte de cozinhar sem glúten, preste atenção ao que está fazendo e não tenha pressa.

2. Siga a receita.
    Se é a primeira vez que você está fazendo aquela receita maravilhosa, que a sua amiga indicou, faça seguindo à risca a receita. Não mude nem os ingredientes, nem as quantidades e muito menos o modo de preparo.
Existe um motivo para tudo ser daquele jeito. Além disso, se você alterar, e o resultado da receita não for bom, não vai dar para saber aonde foi o problema.
Deixe para alterar receitas que já conhece bem. Assim você pode saber exatamente se aquele toque pessoal funcionou e o que ele mudou no resultado final.

3. Tenha colheres e xícaras de medidas, e também uma balança.
    Essas pequenas ferramentas são essenciais! Não meça os ingredientes "no olho", as receitas sem glúten são sensíveis a pequenas mudanças.

4. Separe tudo o que vai precisar antes de começar.
    Tigelas, colheres de medida, ingredientes, formas, etc. Deixe tudo a sua disposição, aproveite e prepare as formas.

5. Verifique a origem da receita.
     A temperatura e a umidade do ar podem alterar o resultado da receita.
    Eu tenho uma receita de bolacha sem glúten que em São Paulo eu utilizo xg de margarina, já em Belo Horizonte essa mesma receita só dá certo com 2xg.
     Ah! O mau-humor também pode atrapalhar tudo! Eu nunca faço pão e bolo quando estou triste ou mau-humorada :-)

6. Coloque amor.
    Outro dia eu estava conversando com uma criança, e ela estava me dizendo que gostava das minhas bolachinhas, e me perguntou se eu colocava amor. Foi muito engraçado e bonitinho!

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

O amor é o principal ingrediente, e o resultado final sempre mostra isso...rss
Parabéns pelo blog Janaína!! Beijos Paula Amanda

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.